fbpx

Como proteger a sua casa das pragas durante o outono?

O outono é comumente caracterizado pelas mudanças climáticas que refletem diretamente na saúde das pessoas, principalmente pelo aparecimento de doenças respiratórias. Entretanto, devido à instabilidade das temperaturas e períodos de chuva, as pragas urbanas se tornam uma grande ameaça.

Isso acontece porque, nos climas mais quentes ocorre maior incidência de aparecimento de pragas urbanas por ser a época ideal para o acasalamento. Com as temperaturas amenas do outono, elas buscam por lugares quentes e seco como abrigo para fugir do frio.

Ao encontrar um local seguro para abrigo e proteção contra frio e chuva, as pragas urbanas dão continuidade à sua reprodução em espaços muitas vezes esquecidos, como depósitos, sótãos, assoalhos, fendas nas paredes, pequenos buracos, pisos e forros.

É interessante entender que o metabolismo das pragas urbanas não é alterado em climas apropriados para reprodução, elas se multiplicam com facilidade e com isso, aumentam a infestação.

Alguns tipos de insetos são atraídos por cores específicas. Exemplos disso são percevejos e moscas que centralizam-se em superfícies mais claras. Sem contar que, eles podem se concentram em grandes grupos, em locais como fachadas com orientação solar sul e oeste.

Assim, nesta época do ano, é comum observarmos a migração de pragas como: diversos tipos de insetos, inclusive o causador da Dengue, Febre Chikungunya e Zica Vírus; Ratos e retazanas; Percevejos das camas; baratas e pulgas.

Como prevenir a invasão de pragas urbanas nesta época do ano.

  • Substitua telhas e calhas quebradas, para que não sirvam de abrigo para as pragas;
  • Examine com frequência calhas e canos, retirando pedras e folhas que as obstruem e possam a vir gerar o acúmulo de água;
  • Evite o acúmulo de lixo e água parada;
  • Mantenha todos os ambientes organizados e limpos;
  • Armazene os alimentos corretamente em recipientes bem vedados;
  • Limpe o jardim e conserve a grama sempre bem aparada.

É fundamental prevenir e controlar o aparecimento de pragas urbanas de maneira eficiente para garantir melhor qualidade de vida e assim, preservar a saúde humana.

Por: Lucas Ferreira com informação da Bye Insect

Open chat